10 RAZÕES PARA FAZER ARQUITETURA MAIS SUSTENTÁVEL
- 1577 Views
- watson
- 12/07/2019
- Arquitetura
1 – É mais barato!
Sim, ao contrário do que muito gente pensa, fazer arquitetura sustentável é mais barato! Nem toda edificação sustentável é mais cara de construir, mas sim, em média elas ainda ficam 5% mais caras que as convencionais. No entanto, esse pequeno percentual é recuperado rapidamente na fase de uso e manutenção do edifício (a fase mais longa e cara da edificação), com economias significativas nas contas de energia e água, por exemplo. Além de outros benefícios financeiros, como valorização do imóvel, mais produtividade dos trabalhadores em ambientes corporativos, entre outros.
2 – É mais ecológico!
Essa é a razão mais esperada para fazer arquitetura sustentável.
O setor da construção civil é um dos principais responsáveis pelos impactos ambientais no mundo, consome 75% dos recursos naturais, 20% da água nas cidades, e gera 80 milhões de toneladas/ano de resíduos, segundo dados do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável. Consequentemente as vantagens ambientais em se construir verde são evidentes, destacando a redução do consumo de água e energia, a diminuição do uso racional de recursos naturais e da geração de resíduos e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.
3 – É mais saudável!
Todo mundo sabe que as edificações verdes devem ser ecologicamente corretas, mas o que você pode não saber é que elas também oferecem uma infinidade de benefícios para a saúde. Além de reduzirem a quantidade de poluição, que certamente tem impacto na saúde de todos a sua volta, esse tipo de construção também melhora a saúde física e mental dos ocupantes. Eles têm sido bastante eficazes na gestão da “Síndrome do Edifício Doente”, que é um conjunto de doenças causadas ou estimuladas pela poluição do ar em espaços fechados.
4- É mais justo!
Quando falamos de arquitetura sustentável, a maioria das pessoas associa ao cuidado com o meio ambiente. Mas na verdade é um tripé que envolve o ambiental, o econômico e o social.
Por mais ecológica que seja uma construção, se nela não forem respeitados os direitos e a saúde dos trabalhadores, ela nunca será sustentável!
Além disso deve-se respeitar a comunidade local e ser acessível a todos, entre outras coisas.
5 – Tem demanda!
Na matéria da BBC Brasil – Construção verde: o setor que vai oferecer milhões de empregos – Terri Wills, presidente-executiva do World Green Building Council declarou: “Todos vão precisar de novos tipos de expertise. Haverá necessidade de engenheiros que saibam lidar com sistemas de energia renovável, arquitetos capazes de elaborar projetos bonitos com emissões zero ou que utilizem materiais reciclados.” diz Wills Em 2000, apenas 41 projetos de construção foram oficialmente classificados como edifícios verdes nos EUA. No ano passado, esse número saltou para mais de 65 mil. Em outros lugares do mundo, inclusive no Brasil, houve aumentos semelhantes – e essa é uma tendência que deve continuar.
6 – É mais eficiente!
Fazer arquitetura sustentável é muito mais eficiente em todos os sentidos!
Essas construções além de se preocuparem com a eficiência energética e hídrica, focam também na diminuição dos desperdícios de materiais, nas distância que eles percorrem para chegar na obra.
7 – É mais confortável!
Quando projetamos uma edificação sustentável é levado em conta todos os padrões de conforto, tanto o termo-acústico, como o conforto olfativo, visual e mental.
A maior parte do nosso tempo passamos em ambientes fechados, por isso estar em ambientes confortáveis é fundamental! A edificação só é sustentável de for considerado o bem-estar dos ocupantes.
8 – É um investimento!
Edificações sustentáveis tem maior valor no mercado imobiliário. Muitas pesquisas já mostram que o imóvel que tem um certificado, por exemplo, tem valorização instantânea de 10% no valor do aluguel, maior velocidade na venda, 14% de sobrevalorização em relação aos seus vizinhos de tipologias semelhantes e menor taxa de vacância.
E como já falamos, o custo da manutenção e operação desses edifícios são bem menores. Sendo assim, seja para construir para uso próprio, para alugar ou para revender, construir sustentável é um ótimo investimento!
9 – Está na moda!
Essa frase foi só para chamar a atenção mesmo! Não acreditamos que seja moda! Mas é inegável que imagens de edifícios verdes se espalham cada vez mais por aí, e que chamam atenção de todos.
Mas não é só a arquitetura sustentável que está “na moda”. A nova geração está cada vez mais consciente dos seus impactos ambientais e cada vez mais vai exigir produtos sustentáveis, várias marcas já perceberam essa tendência e estão adaptando suas marcas. Na arquitetura não será diferente!
10 – Fazer arquitetura sustentável é urgente!
Os edifícios geram cerca de 38% das emissões globais de gases de efeito estufa. Isso significa que não atingiremos a meta de 2 °C, a menos que todos os prédios se tornem mais sustentáveis em termos de construção e funcionamento.
É urgente fazer edificações mais ecológicas, mais saudáveis, mais eficientes e mais justas para todos!
Fonte: https://sustentarqui.com.br/principios-da-arquitetura-sustentavel/
- DISTRITO FEDERAL REGULAMENTA USO DE ÁGUA NÃO POTÁVEL EM RESIDÊNCIAS
- Nova fronteira para cogeração de energia elétrica a partir da madeira
- Vantagens e desvantagens da energia gerada pela biomassa
- POTENCIAL DO USO DE ENERGIA SOLAR NO DISTRITO FEDERAL
- PROCEL SELO – Eficiência Energética em Equipamentos