Soluções Construtivas
SOLUÇÕES CONSTRUTIVAS

O conceito de madeira engenheirada é relativamente novo no Brasil. É o resultado da aplicação de tecnologias e processos produtivos avançados, com uma criteriosa seleção da madeira, objetivando a eliminação dos defeitos naturais indesejáveis na matéria-prima; como consequência, obtém-se o aumento geral de seu desempenho. O objetivo dessa tecnologia é eliminar imperfeições naturais, mas comercialmente indesejáveis, como deformações, rachaduras e a variabilidade de resistência mecânica, possibilitando a produção de peças em seções e comprimentos muito superiores aos da madeira serrada.
Entres as diferentes madeiras engenheiradas, destacamos 3 delas: Madeira Laminada Colada ou MLC, Madeira laminada colada ou CLT e Laminado de Lâminas Paralelas, madeira Microlaminada ou LVL.

Conhecida pela sigla MLC, é um material concebido a partir da técnica de colagem aliada à laminação. Seu uso em estruturas varia de pequenas passarelas, escadas e abrigos até grandes estruturas concebidas sob as mais variadas formas estéticas. O material, fabricada para o uso em vigas e colunas, permite vencer grandes vãos sem apoio intermediário e com desempenho superior ao da madeira maciça.

São painéis estruturais constituídos de várias camadas de lâminas montadas de maneira cruzada, coladas nas faces largas. É um painel estrutural com um mínimo de três camadas de lâminas colocadas perpendicularmente umas às outras. fabricado em painéis de grandes dimensões, quatro por 20 metros, por exemplo, sendo muito utilizado em paredes, pisos e forros de casas de madeira pré-fabricadas.

É um produto de madeira de alta resistência usado principalmente para aplicações estruturais. É comparável em resistência à madeira maciça, ao concreto e ao aço e é fabricada unindo folheados rotativos de madeira descascada ou cortada sob calor e pressão.
MADEIRA NATIVA DE MATO GROSSO TERÁ PADRÕES EUROPEUS
Um estudo vai comparar o Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora) de Mato Grosso com
ESTAÇÃO ECOLÓGICA JURÉIA-ITATINS GANHA NOVA SEDE ADMINISTRATIVA SUSTENTÁVEL
O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marcos Penido, e o diretor executivo